As vestimentas descartáveis que serão abordadas neste artigo, possuem um propósito muito maior do que parecer um uniforme. É questão de segurança!

Portanto, iremos te deixar por dentro desse tipo de vestimenta tão essencial na qualidade de vida de profissionais de diversos setores e na vida das pessoas afetadas direta ou indiretamente por esses serviços.


 

O que são vestimentas descartáveis?

As vestimentas descartáveis são roupas utilizadas apenas uma única vez, principalmente para fins profissionais, para garantir segurança e condições sanitárias adequadas aos colaboradores.

Assim, para ficar um pouco mais claro, se veja dentro de um hospital, prestes a passar por uma cirurgia, por exemplo.

Se você está deitado na maca, e o médico chega com a mesma roupa que estava limpando o jardim de casa, no mínimo vai causar estranheza, e é claro, insegurança. Sujeira, terra e vestígios de qualquer procedência, podem ser danosos nesse tipo de procedimento.

Agora, se a equipe médica estiver utilizando as vestimentas descartáveis adequadas, o profissional irá passar segurança ao paciente e contribuirá com a eficácia do procedimento. Além de estar de acordo com as normas sanitárias vigentes e beneficiar a saúde da própria equipe.

Inclusive, algumas vestimentas descartáveis também são consideradas equipamentos de proteção individual (EPI’s), por isso a sua utilização, além de necessária, é obrigatória.

 

Quando e por que surgiram as vestimentas descartáveis?

Acredita-se que o primeiro, pelos menos o mais famoso, equipamento de segurança que se tem notícia, foi usado no século XIV, em um cenário similar ao atual, a pandemia da COVID-19. Mas, em vez do coronavírus, a peste bubônica assolava continentes como a Europa e a Ásia.

Nesse momento, surgiram as tão conhecidas máscaras de pássaro, que anos depois, ficaram famosas por serem um tanto quanto assustadoras.

A verdade é que, naquela época, os médicos tinham a intenção de proteger a eles mesmos, pois acreditavam que poderiam se contaminar pelo ar, o qual eles acreditavam estar envenenado.

Mas o aspecto assustador da máscara era tanto, que acabou dobrando o temor que os cidadãos já tinham da doença. Atualmente, as máscaras já não são mais assustadoras e os médicos as utilizam para proteger não apenas a eles, mas também os pacientes.

Isso porque, o avanço dos estudos biológicos e patológicos nos dias de hoje é superior ao que se tinha no século XIV. Ao tempo em que esses estudos avançavam, as vestimentas de proteção surgiam.

 

Mas quem ou o que foi fundamental no surgimento das vestimentas descartáveis?

Foi a partir dos estudos de Joseph Lister, em 1857, que a assepsia cirúrgica entrou nos holofotes da medicina e abriu caminho para as vestimentas descartáveis.

Em 1870, em Sobre os Efeitos da Assepsia na Salubridade de um Hospital Cirúrgico, Lister foi o responsável pela prática da desinfecção da equipe e esterilização dos instrumentos cirúrgicos. Passo fundamental para a utilização das vestimentas descartáveis, por conta de sua praticidade, eficácia e economia quando se trata da desinfecção e esterilização.

Porém, os trajes descartáveis que conhecemos hoje, fazem parte de uma História recente. Foi apenas no final do século XX que os equipamentos descartáveis passaram a ser mais utilizados, principalmente por questões econômicas e práticas.

A medicina foi fundamental no surgimento dos equipamentos de proteção e roupas descartáveis, mas esse tipo de vestimenta é fundamental em outros setores.

 

Quais os setores que mais utilizam as vestimentas descartáveis?

Engana-se quem pensa que as vestimentas descartáveis são usadas somente no setor hospitalar. O comprometimento com a saúde, segurança e cumprimento de normas sanitárias são prioridades em outros setores, como:

 

Agronegócio

vestimentas descartáveis

Devido ao uso de agentes químicos fortes, seja para afastar pestes ou na conservação da plantação, os componentes utilizados nos pulverizadores causam danos à saúde dos profissionais, que precisam estar bem protegidos;

 

Indústria química

vestimentas descartáveis

Assim como no agronegócio, os colaboradores deste setor são diariamente expostos a diversos produtos nocivos, que podem se comportar de maneira inesperada, caso ocorra incidentes nas reações químicas. Até mesmo nas reações esperadas, os químicos manuseados são tóxicos e prejudiciais à saúde. Aqueles que trabalham com petroquímica, devem estar igualmente protegidos, por conta dos gases inflamáveis;

 

Setor alimentício

vestimentas descartáveis

Nesse caso, qualquer resquício de contaminação gera grandes problemas quando o produto chega ao consumidor. Nesse setor, os cuidados com a higiene são prioritários, pois a empresa não quer que seu comprador se depare com cabelos, sujeira ou algo do tipo ao consumir o produto. Em frigoríficos, o cuidado precisa ser redobrado, devido a chances de contaminação cruzada, de animal para colaborador e vice-versa;

 

Beleza e estética

vestimentas descartáveis

Talvez não seja o setor que mais utiliza as vestimentas descartáveis, mas segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os EPIs descartáveis devem ser utilizados para prezar a segurança dos profissionais, bem como a dos clientes. Por isso, a biossegurança é um fator imprescindível para o atendimento ao público. E em salões de beleza e estética, o volume de pessoas é grande, e não há controle sobre higiene e vestimenta dos clientes. Nesse quesito, as vestimentas descartáveis são fundamentais;

 

Setor hospitalar

vestimentas descartáveis

Setor em que as roupas descartáveis são mais utilizadas e conhecidas, os profissionais dessa área estão em contato constante com infecções, bactérias, vírus e outros agentes que podem, além dos danos à própria saúde, infectar outros pacientes e proliferar tais causadores para a população em geral.

 

Qual a importância das vestimentas descartáveis para profissionais e usuários?

Como podemos perceber até aqui, essas vestimentas proporcionam mais segurança aos trabalhadores e às pessoas que utilizam os serviços prestados por eles. E a importância do uso das vestimentas descartáveis é justamente essa!

Com elas, a saúde e a integridade física dos colaboradores são garantidas, pois como vimos, muitos deles são expostos, em seu cotidiano, a atividades que os colocam em risco.

Além disso, fora das indústrias e hospitais, os pacientes e consumidores podem ser afetados com a falta de segurança do profissional. Contaminações provindas desses segmentos podem se alastrar e afetar a população em geral, e mais uma vez, a utilização das vestimentas descartáveis tornam-se essenciais.

 

Quais são as características essenciais dessas vestimentas?

Para que sejam realmente eficientes, as vestimentas descartáveis precisam ter certas características:

  • Ser de único uso: jamais reutilizar as vestimentas;
  • Serem fabricadas com tecidos leves, confortáveis e de qualidade;
  • Para o conforto dos usuários, as vestimentas precisam ser arejadas;
  • Em alguns casos, serem impermeáveis (como no caso do polietileno);
  • Estar em bom estado, sem avarias, furos etc.

 

Por isso, certifique-se de comprar e/ou utilizar vestimentas de qualidade, com produtos de procedência confiável, comercializadas por uma empresa qualificada e por vendedores experts no assunto.

Um dos direitos do trabalhador é que sua qualidade de vida no trabalho seja garantida, diante disso, adotar essas práticas precisa ser uma prioridade para as organizações.

Desse modo, as vestimentas descartáveis fazem parte das diretrizes que farão com que os colaboradores tenham a certeza de que estão protegidos, e isso é importante para que exerçam suas atividades de forma mais produtiva.

 

A Dexcar compreende a importância das vestimentas descartáveis para a saúde, prevenção e proteção, por isso, há mais de 20 anos, fornece ao mercado vestimentas descartáveis de qualidade e eficiência.

Confira nossa linha completa: clique aqui!
Agora que você sabe sobre as vestimentas descartáveis, saiba a importância de usa-las sobre o pijama hospitalar.
Compartilhe esta notícia

4 Comentários

  1. […] princípio, as vestimentas descartáveis podem parecer que não seguem os princípios da sustentabilidade, mas o protocolo de descarte […]

  2. […] possuem gramaturas menores a 50 e são tecidos descartáveis muito utilizados na confecção de vestimentas descartáveis, principalmente as usadas em ambientes […]

  3. […] vestimentas descartáveis são trajes de uso único que atuam como uma barreira para proteger os usuários de contaminantes e […]

  4. […] máscaras descartáveis desempenham um papel essencial para ajudar a reduzir a propagação de doenças infecciosas. Ao […]

Deixe uma resposta