O Certificado de Aprovação (CA) é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que garante a funcionalidade, resistência e qualidade de um EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Segundo a regulamentação, por meio da NR-6, a regra é que todo e qualquer EPI, de origem nacional ou importada, só pode ser comercializado ou utilizado dentro das empresas se contiver a indicação do Certificado de Aprovação imposto pelo órgão nacional competente na questão da segurança e saúde no trabalho.

Qual a importância dos certificados de aprovação nos EPI’s?

O Equipamento de Proteção Individual é todo acessório ou dispositivo individual utilizado pelo trabalhador durante o expediente com a finalidade de protegê-lo dos riscos e ameaças a sua saúde.

Para garantir a funcionalidade de proteção desses materiais, é necessário que cada um dos produtos contenha o seu próprio CA.

Para que o certificado seja conquistado pelos fabricantes de EPIs, os produtos precisam passar por diversos testes. Esses ensaios são realizados para certificar se o EPI realmente traz segurança e proteção, bem como o conforto de usar para os profissionais ao exercerem seus trabalhos.

Essa exigência é clara, pois, antes de sua fabricação, o EPI deve ser submetido a alguns testes específicos relacionados ao segmento em que se enquadra para, assim, poder garantir a eficácia de sua proteção e durabilidade.

Compartilhe esta notícia