O uso de roupa cirúrgica faz parte dos cuidados com a segurança dos profissionais e mesmo dos pacientes, pois tratam-se de paramentos descartáveis ou esterilizados. Todo tipo risco de contaminação ou infecção deve ser reduzido ao máximo em ambiente hospitalar e principalmente no centro cirúrgico, onde o paciente está em situação mais vulnerável.

paramentação cirúrgica envolve uma série de cuidados que vão desde a  preparação das roupas, colocação de campo cirúrgico esterilizado até a assepsia e escovação das mãos. Também é essencial que estes cuidados aconteçam com a higienização do ambiente, equipamentos, instrumentos usados no procedimento e na preparação do paciente.

Os paramentos cirúrgicos também fazem parte dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que são obrigatórios para casos em que o profissional se expõe a riscos, pois ajuda a preservar sua integridade física. Isso acontece com os médicos e demais envolvidos em uma cirurgia, onde existe alto risco de contaminação. O uso de roupas apropriadas é importante para evitar o contato direto do profissional com o paciente e por serem estéreis, também livra o paciente do risco de infecção. 

Compartilhe esta notícia