Os EPI’s para o Centro Cirúrgico são essenciais para a biossegurança de médicos e pacientes, ou seja, para a saúde deles.
A NR32 é a norma que regulamenta a segurança e saúde no trabalho nos serviços de saúde por meio de orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Neste artigo, mostraremos quais itens de proteção são adequados para uso no Centro Cirúrgico, com algumas recomendações sobre utilização e descarte.
Você aprenderá sobre a importância do uso de EPI para médicos e pacientes.
Uma excelente leitura!

 

Quais são os EPI’s indispensáveis para o centro cirúrgico?

EPI's para o Centro Cirúrgico

Os EPI’s para o centro cirúrgico são indispensáveis para proteger os profissionais de saúde e os pacientes.
É certo que em todo ambiente hospitalar os EPI’s são indispensáveis, mas são ainda mais essenciais nos blocos cirúrgicos, onde o risco de infecção é maior para o paciente.
De acordo com um artigo publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem, os fatores de risco associados à infecção do sítio cirúrgico foram: internação pré-operatória superior a 24 horas; duração da cirurgia, em horas; potencial de contaminação da ferida cirúrgica.
Um dos recursos que contribuem para a prevenção, é o uso de EPI’s, conforme estabelece a NR-6, veja abaixo:

 

Máscara

As máscaras filtram as gotículas presentes no ar e evitam que respingos e fluidos entrem nas vias aéreas. Isso evita a contaminação de profissionais e pacientes no centro cirúrgico.
Existem diversos tipos de máscaras, mas a recomendada nesse ambiente é a N95/PFF2, pois a capacidade de filtração chega a até 94%.
É importante que as máscaras sejam descartadas imediatamente e em local apropriado após a conclusão do procedimento ou cirurgia.
E dependendo da duração desse procedimento, é importante trocar o EPI, se necessário.

 

Luvas

Outro EPI essencial em um centro cirúrgico é a luva, que evita o contato das mãos com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, mucosas,
No caso de centros cirúrgicos, as luvas recomendadas são estéreis e com formato anatômico para caber na mão do profissional.
Assim como outros EPI’s para o Centro Cirúrgico, a luva deve ser descartável, e a cada contato com um paciente diferente é necessário trocar e descartar a anterior.
Além disso, as recomendações incluem evitar o toque desnecessário de superfícies e materiais, como portas e maçanetas, ao usar luvas.
A NR32 também recomenda que as pessoas lavem bem as mãos, antes de colocar e depois de tirar as luvas.

 

Protetor ocular e/ou protetor facial

O uso de proteção para os olhos e/ou protetores faciais é necessário quando há risco de exposição do profissional de saúde a respingos, secreções e excreções de sangue e outras substâncias.
Nos centros cirúrgicos, esses dois EPI’s são indispensáveis, pois os profissionais estão sujeitos a essas exposições supracitadas.
Esses protetores precisam cobrir a parte frontal e lateral do rosto e, idealmente, são feitos de acrílico transparente para não prejudicar a visão durante a cirurgia.
Como os protetores oculares e faciais não são descartáveis, eles precisam ser devidamente higienizados após o uso, seguindo as recomendações do fabricante do EPI.

 

Touca e gorro como EPI’s para o Centro Cirúrgico

A touca é um EPI para proteção da cabeça e cabelos dos profissionais de saúde em centros cirúrgicos.
A touca também serve como proteção para os pacientes, evitando que os fios caiam sobre a abertura cirúrgica e prevenindo infecções por possíveis micro-organismos dos fios.
Este EPI é de uso único e deve ser descartado imediatamente no lixo hospitalar após o uso.

 

Aventais

O avental é o EPI que protege os profissionais de saúde do contato com substâncias nocivas comuns em centros cirúrgicos, como sangue e secreções.
De acordo com a NR 32, deve ser confeccionado com material impermeável, ter frente resistente e costas fechadas, além de mangas compridas e punhos justos.
Após seu uso, ele deve ser removido e descartado no mesmo ambiente da cirurgia, e, em seguida, a recomendação é lavar as mãos para evitar a contaminação.

 

Qual a importância dos EPI’s para a segurança do paciente?

O uso de EPI’s é importante para os médicos e enfermeiros, mas também protege os pacientes de infecções e outros tipos de riscos.
Os profissionais da saúde têm contato com diferentes tipos de doenças em sua rotina, e podem acabar contaminando um paciente, através da chamada contaminação cruzada.
Isso pode ser evitado com o uso correto dos equipamentos aqui citados. Portanto, os EPI’s para o Centro Cirúrgico devem ser utilizados rigorosamente de acordo com as orientações da NR 06 e NR 32.

 

Qual a importância dos Equipamentos de Proteção para os médicos?

Os médicos, principalmente aqueles que trabalham com cirurgia, estão constantemente expostos a contaminantes e ferramentas como lâminas de bisturi que ameaçam a saúde e a segurança.
Por isso a importância dos EPIs para o centro cirúrgico, em ambulatórios, consultórios e outros ambientes de saúde.
Esses equipamentos, como máscaras, luvas e gorros, previnem riscos biológicos, químicos e outros riscos presentes em hospitais.
Portanto, a importância dos EPIs, em geral, é prevenir, controlar, proteger e reduzir os riscos que comprometem a saúde do médico.
Vale destacar também que, além de usar EPI’s, os médicos devem fazer isso de forma correta, seguindo todas as orientações quanto ao uso e descarte.

 

A importância da qualidade para os EPI’s para o Centro Cirúrgico

Os EPI’s para o Centro Cirúrgico precisam ser de qualidade e seguir determinados padrões e requisitos, para proporcionarem maior segurança à saúde de todos.
EPI de baixa qualidade de fabricantes não confiáveis pode não ser adequado porque não há garantia de segurança e proteção para médicos e pacientes.
E isso ocorre, sobretudo, em centros cirúrgicos, onde os riscos de contaminação são maiores.
Agora que você já sabe quais são os EPI’s essenciais no centro cirúrgico, vamos destacar algumas das características que eles devem ter:

  • O Certificado de Aprovação (CA), que segundo a NR 6, artigo 2, o EPI deve conter, seja ele de fabricação nacional ou importado. No caso de o equipamento não conter o CA, ele precisa ser garantido pelo INMETRO ou registrado pela ANVISA;
  • De acordo com a NR 6, artigo 6.3, a empresa deve fornecer EPI aos funcionários, e de forma gratuita;
  • Cabe também ao empregador, conforme a NR 6, artigo 6.6.1, exigir o uso do EPI, adquirir o equipamento adequado a cada tipo de risco e orientar os funcionários quanto ao uso. Existem outras responsabilidades acerca dos EPI’s que cabem ao empregador, confira a lista completa clicando aqui.
  • Além disso, este EPI deve estar em perfeitas condições e em pleno funcionamento.

 

Considerações finais

Com este artigo, você aprendeu o que são os EPIs do Centro Cirúrgico, como usá-los e descartá-los corretamente.
E a importância do seu uso para médicos e pacientes, bem como a relevância de comprar EPI de qualidade nos centros cirúrgicos.
Agora que você conhece a importância dos EPI’s para a proteção de médicos e pacientes, é necessário que você conheça qual é o papel do CCIH nas instituições: clique aqui e confira!

Compartilhe esta notícia