O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é essencial no setor de saúde, pois protege pacientes e funcionários de doenças infecciosas e outros riscos ocupacionais. A política de EPI’s hospitalares deve ser seguida por todos os funcionários e pacientes, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos.

O uso de EPI hospitalar é tão importante que está inclusive previsto em norma regulamentadora, a NR 32. Ao longo deste artigo, você verá quais itens são indispensáveis para as instituições de saúde.

 

O que é e qual a importância dos EPI’s Hospitalares?

O EPI hospitalar é um conjunto de equipamentos de proteção individual usados durante procedimentos médicos, cirurgias e outras atividades relacionadas à saúde. Inclui máscaras, aventais, luvas e toucas.

Tem como finalidade proteger os profissionais de saúde contra patógenos transmitidos pelo sangue, riscos químicos e físicos e materiais perigosos. Ele protege o corpo do usuário da contaminação por partículas, líquidos e vapores transportados pelo ar que são liberados durante as atividades de atendimento ao paciente.

No entanto, os EPIs também são úteis para os pacientes, evitando que contraiam infecções hospitalares que piorem seu quadro clínico, por exemplo.

Portanto, esses itens são fundamentais para proteger os colaboradores e garantir a recu-peração dos pacientes, além de reduzir a propagação de doenças e óbitos nos hospitais.

 

Quais são os tipos de riscos aos quais os colaboradores estão expostos se não usarem os EPI’s Hospitalares?

Em um ambiente hospitalar, existem muitos tipos diferentes de riscos. Portanto, a equipe do SESMT e da CIPA devem realizar avaliações individuais para identificar os riscos para cada setor.

É por meio desse mapeamento que serão estabelecidas as medidas de segurança, bem como o EPI Hospitalar que deve ser utilizado em cada tipo de atividade, de acordo com os riscos oferecidos.

Veja os principais conforme discorre a NR-9 da Portaria nº 3214/78:

 

epis-hospitalares

Estes riscos são as diferentes formas de energia às quais os funcionários podem estar expostos. Incluem ruídos, vibrações, temperaturas anormais, pressões anormais, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, iluminação e umidade.

 

epis-hospitalares

Substâncias, compostos e produtos que entram no corpo do profissional de saúde pelo trato respiratório, entram em contato ou são absorvidos pela pele ou por ingestão.

Alguns exemplos incluem medicamentos, produtos químicos para limpezas e higienização, e até mesmo materiais de manutenção, como solventes.

Consideram-se, de acordo com a NR-9, agentes químicos: névoas, neblinas, poeiras, fumaça, gases e vapores.

 

epis-hospitalares

Os trabalhadores no local de trabalho estão suscetíveis a muitos fatores que causam desconforto ou afetam sua saúde. Alguns desses fatores são psicofisiológicos, que segundo a Fiocruz incluem levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade e postura inadequada.

 

epis-hospitalares

Ainda, de acordo com a NR-9, também estão incluídos os riscos ambientais, que incluem agentes mecânicos e outras condições inseguras existentes nos locais de trabalho capazes de causar lesões à integridade física do trabalhador.

 

epis-hospitalares

Os riscos biológicos são doenças infecciosas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. Eles incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Os riscos biológicos estão associados aos hospitais devido ao grande número de pessoas que entram em contato com os pacientes e funcionários. É por isso que as instituições têm protocolos rigorosos e utilizam EPI hospitalar para evitar a propagação desses riscos.

 

Quais são os EPI’s Hospitalares indispensáveis às instituições de saúde?

Há uma variedade de EPI’s disponíveis no mercado que podem ser utilizados pelas instituições de saúde. Veja a seguir quais são indispensáveis ao ambiente hospitalar:

 

1 – Avental como um dos EPI’s Hospitalares

O avental é uma das peças mais comuns do equipamento de proteção individual. Este EPI hospitalar foi desenvolvido para cobrir o corpo de profissionais e até mesmo pacientes em determinados procedimentos.

Seu objetivo é proteger o corpo da sujeira, sangue e outros fluidos corporais, derramamentos de medicamentos e outras substâncias potencialmente nocivas.

Eles geralmente são feitos de TNT com fechos que podem ser ajustados para caber em diferentes tamanhos.

 

2 – Touca

A touca parece um EPI Hospitalar irrelevante, afinal, pode-se apenas prender o cabelo, não é mesmo?

No entanto, este item é de suma importância para colaboradores e pacientes. Veja o porquê:

  • Impedem que os cabelos fiquem presos em máquinas ou equipamentos;
  • Evitar que fios de cabelos caiam em feridas abertas;
  • Evite que os cabelos atrapalhem a execução correta dos procedimentos. Seja por interferir na visão ou por qualquer outro motivo.

3 – Luva

As luvas são usadas em hospitais como uma forma eficaz de reduzir o risco de propagação de infecção de paciente para paciente. Eles também podem ser usados como um meio de prevenir a contaminação cruzada, evitando o contato entre pacientes e instrumentos médicos ou superfícies que podem transportar patógenos

As luvas são de vários tipos – luvas de látex, luvas cirúrgicas, luvas de borracha, luvas de nitrilo etc. Podem ser estéreis ou não estéreis e até hipoalergênicas para profissionais com alergias.

 

4 – Máscaras

A máscara é outro EPI de suma importância para colaboradores e pacientes. Ela evita o contágio de doenças transmissíveis, como a Covid-19, por exemplo.

Existem diferentes modelos de máscaras. A cirúrgica, evita a propagação de doenças ao impedir a transferência de fluidos corporais da tosse e espirro, por exemplo.

Aquelas com um filtro químico servem para proteger o organismo da inalação de produtos químicos tóxicos.

Enquanto a PFF2/N95 protege completamente as vias aéreas, sendo indicada para uso em doenças específicas e altamente transmissíveis, como varicela, sarampo, tuberculose e síndromes respiratórias graves.

 

5 – Óculos de proteção

Os óculos devem ser usados por colaboradores expostos a respingos de materiais químicos ou biológicos, pois podem proteger seus olhos de uma variedade de contaminantes.

É essencial que o equipamento atenda às normas vigentes. Para isso, precisam ser confeccionados em acrílico para não interferir na visão do profissional durante os procedimentos e possuir proteção lateral, além de um dispositivo que evite o embaçamento da superfície.

 

6 – Sapatos fechados como um dos EPI’s Hospitalares

Calçados fechados protegem os pés de diversos tipos de riscos, como: queda de objetos perfurocortantes, materiais infecciosos e materiais pesados. Eles são comumente feitos de materiais impermeáveis e borrachudos, visando maior proteção contra lesões mecânicas.

 

7- Protetor facial

Esse EPI tem como objetivo proteger a face do trabalhador que realiza a limpeza mecânica de instrumentais, ou seja, aqueles que normalmente trabalham nos expurgos ou centros de esterilização. Assim como os óculos, o protetor facial precisa ser de acrílico e oferecer proteção lateral.

 

O que determina a Anvisa e o Ministério da Saúde em relação ao EPI’s Hospitalares?

Visando boas práticas no uso de EPI Hospitalar, a Anvisa criou um manual contendo todas as diretrizes e boas práticas para uso desses equipamentos.

No documento, informa que os gerentes e supervisores têm a responsabilidade de garantir que tanto o ambiente quanto seus funcionários estejam em condições de segurança adequadas e devem considerar a prevenção de acidentes como parte normal de suas atividades diárias.

Além disso, descreve a obrigatoriedade das empresas privadas e públicas (inclusive hospitais) que possuem funcionários CLT manterem os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A “Cartilha de Recomendações para a Proteção dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde no Atendimento à COVID-19 e Outras Síndromes Gripais” do Ministério da Saúde reforça a orientação da Anvisa e ainda alerta que:

Também é obrigação do empregador treinar adequadamente os trabalhadores, fiscalizar o uso adequado e as manutenções e substituições necessárias dos EPIs de acordo com o fabricante. E que esses equipamentos estejam disponíveis em tamanho adequado aos usuários.

 

O que é CA e qual a importância dele para a segurança dos pacientes e colaboradores?

A NR 6, em seu item 6.2, dispõe que:

O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ou seja, o CA é um certificado designado pelo Ministério do Trabalho e Emprego que garante que determinado EPI Hospitalar foi devidamente testado e está em conformidade com todas as normas de segurança estabelecidas pela legislação.

Isso deve ser considerado em qualquer situação em que você queira garantir a qualidade e a conformidade do produto.

Ao fornecer aos funcionários EPIs válidos, garantimos que o equipamento foi homologado pelo órgão competente e protegemos os funcionários e pacientes dos riscos mencionados anteriormente, como contágio e transmissão de doenças ou acidentes de trabalho.

 

Quais os cuidados na escolha de empresa de EPI’s Hospitalares?

A seguir estão alguns cuidados que você deve considerar ao escolher uma empresa de EPI Hospitalar:

  • Verifique o histórico da empresa, como há quanto tempo está no mercado e quais são seus clientes atuais;
  • Consulte o site deles para obter informações sobre como eles trabalham com os clientes, como quais avaliações receberam nas mídias sociais;
  • Desconfie de empresas que não fornecem informações como CNPJ, ou não querem emitir notas fiscais;
  • Verifique se os produtos comercializados possuem o Certificado de Aprovação (CA) que comentamos acima;
  • Esteja ciente do prazo de entrega dos pedidos e se a empresa oferece suporte adequado aos clientes;
  • Teste a qualidade dos produtos oferecidos. É importante que os colaboradores se sintam à vontade para usar o equipamento, ele não pode ser muito solto, muito apertado ou feito de materiais duvidosos que causem até irritação na pele dos trabalhadores. A durabilidade também é um fator importante, pois máscaras que arrebentam facilmente, por exemplo, podem custar mais devido à quantidade de reposição.

Considerações finais

O uso de EPI hospitalar de qualidade é essencial para a prevenção da saúde e bem-estar dos profissionais e pacientes, pois tem papel fundamental na prevenção de doenças infecciosas. E, por consequência, na credibilidade da instituição.

A Dexcar, está há mais de 30 anos de mercado, disponibilizando vestimentas descartáveis e de segurança para profissionais e pacientes da área hospitalar com certificações da ANVISA e do Ministério do Trabalho.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas: clique aqui!

Compartilhe esta notícia