Os EPI’s da Enfermagem são essenciais na rotina dos profissionais da área e devem ser utilizados para evitar contaminação e acidentes de trabalho no ambiente hospitalar.

Conforme a norma regulamentadora NR 6, o empregador é obrigado a oferecer EPI’s aos seus funcionários.

Além disso, os EPI’s precisam ser disponibilizados em quantidade suficiente e proporcionarem não apenas a segurança, mas também o conforto do colaborador.

Os EPI’s da Enfermagem mais conhecidos são a máscara, luva e touca, entretanto existem outros recomendados pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).

Reunimos as principais informações sobre EPI, desde a importância do uso, os riscos de não usar e o que conferir antes de comprar os equipamentos.

Também temos boas práticas que vão te ajudar na gestão dos EPI’s, para que nunca faltem e estejam de acordo com as legislações.

Te convidamos a ler esse artigo e conferir todas essas informações. Boa leitura!


Qual a importância dos EPI’s da Enfermagem para os profissionais e pacientes?

Os EPI’s da Enfermagem são aqueles que protegem os enfermeiros de se contaminar com doenças e de sofrerem acidentes de trabalho.

Os profissionais atuam em hospitais, clínicas e outros ambientes de serviço de saúde que são repletos de contaminantes e outras substâncias nocivas à saúde.

Por isso, é necessário o uso dos EPI’s, que é regulamentado pela NR 6, que estabelece as regras de EPI em geral, e pela NR 32, que é especificamente sobre a segurança dos trabalhadores da saúde.

Essas normas determinam, entre tantas outras, que os EPI’s da Enfermagem sejam descartáveis e utilizados individualmente para evitar a contaminação.

Vale destacar que o não uso dos EPI’s traz riscos tanto para o enfermeiro, como também ao paciente e outras pessoas que estão no ambiente hospitalar.

Por isso, para segurança própria e de todos ao seu redor, um enfermeiro deve utilizar os devidos EPI’s.

 

Quais são os equipamentos de segurança indispensáveis aos enfermeiros?

Existem EPI ‘s da Enfermagem que são essenciais na rotina de enfermeiros, que inclusive são recomendados pela ANVISA.

Os principais são:

  • máscara;
  • luvas;
  • avental;
  • touca;
  • óculos ou protetor facial;
  • sapatos fechados.

 

Máscara

No caso de procedimentos simples, é recomendado pela ANVISA o uso de máscara cirúrgica, que combate acidentes de risco biológico.

Também é a máscara cirúrgica que evita que doenças se transmitam através de fluidos, como ocorreu na pandemia do Covid-19.

Já para enfermeiros que atuam na presença de procedimentos de geradores de aerossóis (PGA), a recomendação é o uso de máscara N95/PFF2 ou alguma equivalente.

 

Luvas

As luvas são um dos EPI’s da Enfermagem mais importantes, já que segundo o Ministério da Saúde do Governo Brasileiro, as mãos são a principal via de transmissão de microorganismos na assistência do enfermeiro feita ao paciente.

Elas devem ser utilizadas em praticamente toda a rotina do enfermeiro, desde os procedimentos simples até os mais complexos.

No caso de um procedimento cirúrgico, a luva indicada é a estéril, já para outros procedimentos a luva não estéril.

 

Avental como EPI’s da enfermagem

O avental é um EPI utilizado geralmente em procedimentos cirúrgicos e tem a função de atuar como uma barreira às substâncias nocivas de entrarem em contato com o profissional.

Além do seu uso ser único (descartável) e individual, ele deve ser feito de TNT impermeável longo (com gramatura mínima de 50 g/m²).

O avental também pode ser substituído por vestimentas impermeáveis que cobrem o corpo inteiro, como macacão, com proteção de cabeça e costura selada, descartáveis ou reprocessáveis.

 

Touca

A touca (ou gorro) protege os enfermeiros de substâncias, secreções e componentes que prejudicam a saúde, bem como evitam que os cabelos caiam durante os procedimentos.

 

Óculos ou protetor facial

Os óculos são indicados em procedimentos e atividades que há risco de respingar alguma substância, excreção e secreção no enfermeiro.

Também podem ser utilizados protetores faciais, como o Face Shield.

O ideal é que tanto os óculos como o protetor facial sejam feitos de acrílico, de forma que não prejudiquem a visão, e que contenham proteção lateral.

 

Sapatos fechados 

O uso de sapatos fechados por profissionais evita o contato direto com riscos biológicos.

Além disso, usar sapatos fechados previne acidentes de trabalho, como um instrumento cirúrgico que pode cair e machucar o pé do enfermeiro.

É muito comum profissionais da saúde optarem por usar crocs, por ser um sapato leve e confortável, entretanto este tipo de sapato não atende aos requisitos por conter furos.

 

Quais são os riscos de não usar os EPI’s?

Trabalhar em um hospital requer o uso de EPI. Existem 3 tipos principais de riscos caso os EPI’s da Enfermagem não forem utilizados: biológico, químico e físico.

 

O risco biológico, segundo a NR 32 são aqueles relacionados à exposição a agentes biológicos, como parasitas, toxinas e microorganismos.

Já o risco químico é todo risco relacionado a substâncias que prejudicam a saúde, através do contato com a pele, por ingestão ou via respiratória.

Por fim, o risco físico, que pode ser a radiação de um ultrassom ou até mesmo altos ruídos (como sirene de ambulância).

Portanto, para que esses riscos sejam evitados e eliminados, os enfermeiros devem utilizar os equipamentos de forma correta e segura.

E não apenas isso, esses EPI’s da Enfermagem devem atender a critérios e normas de qualidade, que devem ser analisados antes da compra.

 

O que conferir antes de comprar os EPI’s da Enfermagem?

Antes de comprar EPI’s, é muito importante conferir, por exemplo, a qualidade do material e se eles possuem os selos e certificados de aprovação.

Separamos 3 dicas para você fazer a compra certa dos EPI’s da Enfermagem e proteger de forma eficaz os colaboradores.

Veja quais são:

 

1.   Compre EPI’s com o auxílio de um Técnico de Segurança do Trabalho

É uma responsabilidade enorme a compra de equipamentos de proteção individuais, por isso, ter um técnico de segurança do trabalhado pode te ajudar a tomar a melhor decisão.

Afinal, é este profissional que sabe as reais necessidades dos profissionais da enfermagem, de acordo com os riscos existentes e a legislação.

 

2.   Escolha EPI’s da Enfermagem de qualidade

Se a compra for feita por alguém do departamento financeiro, é comum a escolha ser a mais barata, porém isso não é o certo.

Você já ouviu que o barato sai caro, não é mesmo? E isso se aplica na compra de EPI’s da Enfermagem.

Portanto, foque em investir em equipamentos de qualidade, independentemente do valor, pois é a segurança do enfermeiro e dos pacientes que estão em jogo.

 

3.   Verifique se os EPI’s são certificados

A norma regulamentadora NR 6 determina que os EPI’s tenham certificado de aprovação (CA), uma garantia de que o trabalhador está seguro e protegido ao fazer o uso.

Como nem todos os materiais são considerados EPI’s, alguns não têm o CA, então antes de comprar confira se ele é garantido pelo INMETRO ou é registrado pela ANVISA.

 

Quais são as boas práticas de gestão de EPI’s da enfermagem?

Existem boas práticas para uma gestão eficiente de EPI’s da Enfermagem, como controlar o estoque, garantir que todos os colaboradores tenham acesso a eles e façam o uso correto.

Geralmente, esse controle é feito pelo gestor hospitalar ou chefe de enfermagem, porém, seja quem for, precisa saber como fazer uma gestão eficiente.

Veja algumas boas práticas essenciais para te ajudar a gerenciar os EPI’s da Enfermagem em um hospital, clínica ou consultório:

 

Garanta um bom estoque de EPI’s da enfermagem

O principal tópico quando falamos em gestão de EPI é em garantir um bom estoque através do controle.

Controlar o que entra e o que sai é essencial para saber quando será necessário fazer uma nova compra de equipamentos e até mesmo na previsão da quantidade.

Se você não controlar o estoque, provavelmente vão faltar EPI’s, e essa não é uma boa situação, já que seus enfermeiros não vão estar seguros.

 

Descarte correto e seguro

Fazer o descarte correto dos EPI’s também compete à gestão deles, por isso, garanta que a sua equipe de enfermeiros descarte da maneira adequada.

E isso também inclui garantir que os enfermeiros saibam quando devem descartar, já que a maior parte dos EPI’s são descartáveis, para evitar riscos de contaminação.

Para isso, você deve oferecer treinamentos e as devidas orientações, sobre quando e onde devem ser descartados os EPI’s da Enfermagem.

Vale destacar que o destaque correto, segundo a legislação, é organizado através de classes de perigo e contaminação.

 

Tenha fornecedores de confiança

Para escolher um fornecedor, dê prioridade para aqueles que possuem excelentes prazos, que cumpra o prometido e que sejam de confiança.

Além disso, também é importante buscar por um fornecedor que ofereça EPI’s de qualidade, com as devidas certificações conforme falado mais acima.

Por isso, avalie esses requisitos na escolha do seu fornecedor de EPI, também levando em consideração o custo-benefício do equipamento.

 

Considerações finais

Como você viu neste artigo, os enfermeiros precisam usar EPI’s da Enfermagem para garantirem sua segurança e proteção.

Esses EPI’s devem seguir alguns requisitos, conforme explicamos neste texto, para não colocar a vida do profissional e dos pacientes em risco.

Siga todas as nossas dicas antes de comprar seus EPI’s e não se esqueça das recomendações de boas práticas na gestão deles.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim! Deixe o seu comentário e acompanhe os próximos conteúdos relacionados a segurança do trabalho.

 

Agora que você conhece a importância dos EPI’s de enfermagem, confira por que você deve ter uma equipe de segurança do trabalho em sua organização: clique aqui!

Compartilhe esta notícia