Os Equipamentos de Proteção Individual são necessários para proporcionar aos colaboradores de uma empresa a segurança durante o exercício de suas funções e o CA – Certificado de Aprovação é o documento que atesta que os EPI’s atendem a qualidade determinadas pelos órgãos reguladores.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2012 a 2021, aconteceram 61.767 notificações de acidentes de trabalho onde os causadores foram os agentes biológicos, quando falamos sobre os agentes químicos como os causadores dos acidentes de trabalho, o número é de 52.295 notificações.   

Diante disso, ter equipamentos que, de fato, proporcionem saúde e segurança é essencial nas organizações.

Nesse texto vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o Certificado de Aprovação e como consultá-lo.

Boa leitura!

 

O que é CA e para que serve?

O Certificado de Aprovação é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que atesta referente a funcionalidade daquele Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O CA serve para atestar que EPI funciona e fornece a segurança necessária para a preservação da segurança do colaborador no desempenho da atividade.

Vale ressaltar que para cada EPI existe os pré-requisitos relacionados às suas características de desenvolvimento, sendo necessário o Certificado de Aprovação por produto.

 

Qual a importância do C.A nos EPI’s?

Equipamento de Proteção Individual é todo acessório ou dispositivo individual utilizado pelo trabalhador durante o expediente com a finalidade de protegê-lo dos riscos e ameaças a sua saúde.

Por isso, é necessário ter a certeza da qualidade e funcionalidade desses equipamentos. Isso porque, apenas dessa forma, é possível garantir que estão sendo adotadas as medidas necessárias de proteção à saúde e segurança dos colaboradores. 

Segundo a regulamentação, por meio da NR-6, todo e qualquer EPI, de origem nacional ou importada, só pode ser comercializado ou utilizado dentro das empresas se contiver a indicação do CA imposto pelo órgão nacional competente na questão da segurança e saúde no trabalho.

Enfermeiros _Easy-Resize.com

Quais informações devem conter no CA?

Antes de adquirir um Equipamento de Proteção Individual, é preciso consultar se ele possui o CA.

E nessa consulta é necessário que você se atente a todas as informações que devem conter nele. Confira quais são:

CA

Qual é o órgão responsável pela creditação do CA?

Para que o certificado seja conquistado pelos fabricantes de EPI’s, os produtos precisam passar por diversos testes. Eles são realizados para certificar se o equipamento realmente proporciona segurança e proteção, bem como o conforto para os profissionais ao exercerem seus trabalhos.

Essa exigência é clara, pois, antes de sua fabricação, esses equipamentos devem ser submetidos a testes específicos relacionados ao segmento em que eles se enquadram.

De acordo com Portaria Nº 11.347, a análise dos requerimentos de CA é realizada pela Subsecretaria da Inspeção do Trabalho (SIT), por meio da Coordenação-Geral de Segurança e Saúde do Trabalho (CGSST), que é um órgão vinculado à Secretaria do Trabalho (STRAB), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT).

O documento é gerado no Sistema de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual (CAEPI).

 

Como consultar o CA no Ministério do Trabalho e Emprego?

Para consultar o CA, é necessário acessar o site do CAEPI e preencher as seguintes informações:

CA

Dessa maneira, você consegue acessar o Certificado de Aprovação e conferir todas as informações necessárias que atestam a funcionalidade, qualidade e durabilidade daquele equipamento.

 

Considerações finais

O Certificado de Aprovação é a garantia de que o equipamento que será utilizado por seus profissionais é de qualidade e fornecerá a proteção que eles necessitam para exercer as suas funções de forma eficiente e segura.

Sendo assim, no momento de escolher um fornecedor de EPI’s, é essencial verificar se possui os CA’s.

Na Dexcar, nós priorizamos a segurança, qualidade, funcionalidade e conforto em todos os nossos equipamentos. Por isso, eles possuem o Certificado de Aprovação.

Confira cada um de nossos produtos com CA:

 

Publicado em 8 de novembro de 2019.

Atualizado em 20 de maio de 2022.

Compartilhe esta notícia